Uma das principais dúvidas é como é feita a instalação do piso aquecido. Abaixo um passo a passo de como instalar o piso aquecido e pontos importantes que você deve considerar para que seu sistema seja corretamente instalado.
Definição dos ambientes
Em primeiro lugar, nas regiões de frio intenso como o Sul e Sudeste do Brasil, recomenda-se optar pela instalação em todos os ambientes da residência. E, conforme o clima ameniza, a instalação passa a ser em ambientes específicos (salas, cozinha e escritório).
Em obras menores, a primeira opção normalmente é o quarto, seguida do banheiro e sala. Como é um sistema de baixo consumo, isso significa que o sistema de piso aquecido é uma excelente opção para qualquer ambiente.

Definição dos revestimentos
Todo revestimento é compatível com sistemas de piso aquecido.
Os pisos com melhores performances no aquecimento são cerâmicas, pedras e porcelanatos (os pisos “frios”). Isso se deve ao fato de terem maior condutividade térmica, aquecendo mais rapidamente, e tendo conforto tátil superior. Porém, pisos de madeira e sintéticos apresentam um aquecimento bastante satisfatório, possibilitando a instalação de piso aquecido sem problemas.
Definir a utilização de isolamento
O piso aquecido eleva a temperatura do ambiente. Após atingir a temperatura desejada, o sistema entra em um ciclo de liga/desliga para compensar as perdas de calor. Esse ciclo de liga/desliga está ligado às perdas de calor do ambiente que estão relacionadas normalmente:
a) Para a laje: o calor perdido em direção oposta ao piso;
b) Ambiente: o calor é perdido pelas paredes, janelas e portas.
Uma instalação bem isolada termicamente pode oferecer uma redução considerável no consumo de energia, tanto de sistemas de aquecimento, como de sistemas de refrigeração. O isolante precisa barrar o calor descendente na laje.
Instale o isolamento acima da laje e cubra com o contrapiso
Usando isolamento na instalação, é importante o uso de algum material que aumente a resistência à tração do conjunto. Isso deve-se ao fato de que localizar-se como zona de contato de dois materiais de composição muito distante.
As fibras de vidro ou malhas metálicas são bastante recomendadas. Após a aplicação de uma delas, é necessário cobrir o conjunto. Para um bom efeito isolante recomenda-se entre 3 a 5cm de contrapiso.
Isolamento do piso favorece a economia de energia

Aguarde a cura do contrapiso e instale o cabo de aquecimento
Após a cura do contrapiso, o próximo movimento é instalar o cabo de aquecimento e fixar o sistema usando buchas e guias.
O desenho de instalação determinará a potência por metro quadrado.
Importante notificar a todos que estão na obra sobre os cuidados com o sistema até o término.
Cubra o cabo com uma camada de argamassa
É recomendada a cobertura do sistema com a argamassa de assentamento em consistência mais líquida.
O uso da argamassa de assentamento nessa etapa facilitará o assentamento do revestimento final, além de proteger o cabo, sendo necessário acompanhamento das resistências dos cabos com multímetro durante toda a etapa.

Assente o revestimento
Após a secagem da primeira demão de argamassa, já é possível assentar o revestimento final. Isso é feito da forma tradicional, porém sem usar nenhum material cortante ou metálico com pontas cortantes, com atenção e cuidado.
Verifique a resistência do cabo com aparelho de medição
Após assentar o revestimento final, verificar novamente o valor da resistência ôhmica do cabo com multímetro.
Instale a proteção de disjuntor e a fiação recomendada
Primordialmente, conforme a NBR5410, com curva B do disjuntor, utilize a fiação e o disjuntor recomendado para a carga em amperes do sistema.
- Instale a caixa de passagem e o conduíte
Com conduíte recomendado de, no mínimo, 3/4″, a altura recomendada das caixas de passagem é a mesma dos interruptores da residência.
Conecte o sistema à energia elétrica da fonte de energia
A Instalação do piso aquecido chega a fase mais importante. Hora de conectar os cabos. O termostato possui entrada para a alimentação elétrica e para o cabo de aquecimento. Após a conexão, qualquer anomalia será detectada nessa fase, proporcionando a ampla garantia oferecida. Serão feitos testes de aprovação e o piso aquecido estará pronto.