Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, uma diferença do aquecimento de piso é que ele aquece todo o ambiente e não apenas o piso. O sistema que aquece de baixo para cima, efetuando troca de calor em todo o ambiente.
Dessa forma, diferentemente do ar condicionado, que tende a deixar o ar seco e ter um alto custo de manutenção, os pisos aquecidos apenas aumentam a temperatura da casa sem alterar a composição do ar e tendo pouca (ou nenhuma) manutenção. Além de não ocupar espaço com encanamento de cobre, compressores e o próprio aparelho de ar condicionado.
O piso aquecido não emite ruído, não movimenta pó e não interfere na decoração, e como ponto negativo destaque-se unicamente a importância de colocar o piso aquecido quando a casa estiver em processo de construção ou reforma.
O piso aquecido é especialmente interessante nas regiões sul e sudeste e também muito útil para ambientes que serão ocupados por portadores de reumatismo ou artrite.

Qual consome mais energia, aquecedor do ar condicionado ou piso com aquecimento?
De acordo com estudos, o ar condicionado, ligado por 6 horas durante o dia chega a consumir 38% a mais do que o sistema de aquecimento de piso. Os equipamentos de ar condicionado são excelentes resfriadores, mas para aquecimento não seria a melhor opção, visto que normalmente eles são instalados na parte superior do ambiente e o ar quente sempre tente a subir, exigindo mais tempo e energia para atingir a temperatura.
Assim, em comparação, o piso aquecido usa menos energia por sua colocação estratégica.
